Poríferos

   conhecidos como esponjas, vivem fixos em ambientes aquáticos, variam muito em relação á cor e ao tamanho. seu corpo e formado por inúmeros poros, são animais filtradores, a água penetra em seu corpo através dos poros, absorvem o alimento e o oxigênio presente na água. grande poder de regeneração.Se reproduz de forma assexuada (o tipo de reprodução chama-se brotamento.)Dificilmente ocorre a reprodução sexuada, é indireta, porque primeiro há formação de uma larva.

  Estrutura básica de uma esponja:

Ósculo:abertura superior por onde a água sai.

Átrio ou enpongiocele:buraco do corpo da esponja.

Espículas:semelhantes a pequenos espinhos que sustentam e protegem o corpo do animal.

Coanócito:célula com flagelos que se movimenta, permitindo que a água circule pelo corpo do animal e ela possa absorver o alimento.

Cnidários

são marinhos, encontrados flutuando ou fixos nas rochas, possuem sistema nervoso simples, se movimentam dando “cambalhotas”, reprodução é assexuada/sexuada, possuem  em seus tentáculos uma toxina chamadas de cnidócitos, quando tocados liberam a toxina no corpo da presa. 

Os cnidários apresentam-se de duas formas:

Pólipos:corpo cilíndrico, vivem fixos, boca rodeada de tentáculos, alguns vivem isolados outros com os corais em colônias.

Medusas:formato de um quarda-chuva, vivem flutuando no mar. água-viva, exemplo de medusas. 

Platelmintos

vermes de corpo achatado, não possuem sistema circulatório nem respiratório. respiração cutânea,ou seja, pela pele, vida livre, alguns são parasitas(causadores de doenças). A maioria é hermafroditas. Possuem dois “olhos vesgos”, conhecidos como ocelos, Sistema nervoso simples(primitivo).vários tipos de reprodução EX::sexuada, assexuada, por brotamento, divisão binária, regeneração. Sistema digestório incompleto(boca, faringe, intestino e não possui ânus).

Tênias ou Solitárias

corpo semelhante a uma fita. Há duas espécies de tênias, a Taeneia saginata e a Taenia solium.

-CORPO:escólex ou cabeça,pescoço ou colo,corpo ou estróbilos,todo dividido em partes menores, chamadas ploglotes.

Nematelmintos

    são vermes de corpo alongado e cilíndrico, sistema digestório completo(como boda e ânus), não possuem sistema respiratório nem circulatório.

Ex de nematelmintos são: lombrigas, amarelão, bicho-geográfico,oxiúro e filariose.

Amarelão

Transmissão:quando a pessoa elimina as fezes os ovos desses vermes contaminam o solo, liberando larvas que penetram em outro corpo através da pele.

Sintomas:a pessoa fica muito fraca, com anemia, e fica amarelada

Prevenção:evitar andar descalço, utilizar instalações sanitária adequadas.

Anelídeos

   corpo mole e cilíndrico,dividido em anéis, sistema digestório e circulatório completo.sexos separados, respiração cutânea(pela pele).

têm como representantes as minhocas terrestres e as sanguessugas

Minhocas

   Cavam túneis e movimentam-se por contrações musculares, ao cavarem túneis, aumentam a quantidade de oxigênio no solo e favorecem a drenagem da água,depositam suas fezes, tornado a terra mais rica e propícia á agricultura, respiram pela pele, sistema digestório completo e sistema circulatório fechado.

Moluscos

   Animais de corpo mole, protegido externamente por conchas calcária,com exceção da lesma, do polvo e da lula (possui concha interna reduzida), a maioria apreciado na culinária.EX:ostra, lesma, caramujo, algumas ostras produzem pérolas muito valiosas, as ostras produzem um líquido que as protege do grão de areia.As gotas desse líquido se depositam em torno de grão e, em contato com ele, solidificam-se, formando uma pérola.

Gastrópodes

 Representantes desta classe:caracóis, caramujos e lesmas. Corpo dividido em cabeça,com olhos e tentáculos;massa visceral, com órgãos; e pé. Podem ter sexos separados e respiração por meio de brânquias(aquáticos) ou pulmões (terrestres).

Cefalópodes

   Nessas classes estão lula,polvo,náutilo e sépia, são invertebrados, movimentão-se jogando jatos de água e possuem tentáculos na cabeça, sistema nervoso desenvolvido , em situações de perigo,muda de cor e joga um jato de tinta para se camuflar.

 

 

http://capricho.abril.com.br/home/